Chico Buarque de Holanda

"Mesmo que os cantores sejam falsos como eu/ Serão bonitas, não importa/ São bonitas as canções/ Mesmo miseráveis os poetas/ Os seus versos serão bons"

Territorialização II

Por ocasião da visita à comunidade São Savério e Parque Bristol em 14/08/2007, com estudantes de Medicina e Fonoaudiologia.

Como que na visão de alguém da comunidade.
Um texto que se mistura com o “Inocência Perdida”.




Você nunca veio me visitar
Um abraço e um sorriso espontâneos não me dá
Teu sorriso é de medo de que eu venha a te assaltar,
A te matar, a te estuprar, sei lá!
Estuda-me, estudante, pra informar-se e se formar
Sei bem que, depois disso, nunca mais irá voltar
Sou um rato, o teu rato de laboratório
Quando o cerco aperta, sou o teu bode expiatório
Sou um peso para a sociedade
Que finge ter dó, mas não há piedade
A verdade é que sou apenas publicidade
Alvo dos falsos debates
Muita gente chora e simula humildade
Ao falar da minha realidade
Hipocrisia, dura hipocrisia...
Projetos pró-saúde e em prol da moradia
É mirabolante o que ao pobre propicia
E depois que isso tudo acabar, vai achar que já sabe quem sou
Na verdade, nada irá mudar, mas... Que bom que você se formou!

Um comentário:

  1. Esse é pra cutucar a ferida de muita gente, hein... Vc pode recitar no próximo encontro lá no Ca´d´oro...rs. Gostei muito! ;)

    ResponderExcluir