Chico Buarque de Holanda

"Mesmo que os cantores sejam falsos como eu/ Serão bonitas, não importa/ São bonitas as canções/ Mesmo miseráveis os poetas/ Os seus versos serão bons"

Retalhos

(05/02/2011)

Porque no saco de pipoca, a pipoca não cabe, mas cabe na bacia
Porque na caixa, não vem leite, vem um não sei o que, pelo qual eu pago
Porque eu, humano, bebo o da vaca, ou beberia
Porque quem não tem nem o que vestir já comeu no Mc Donald’s
Porque a classe média está falida e é minha maior perspectiva de sucesso
Porque estão nos roubando
Porque estamos aceitando
Porque os fracos esperam o favor dos fortes
Porque usamos roupa em país tropical
Porque qualquer um que trabalhe e apareça na TV é chamado de artista
Porque cresci ao som do É o Tchan, forçosamente
Porque existe Restart
Porque seus fãs não diferem muito dos que estiveram em Woodstock
Porque eu posso receber xingos por dizer isso
Porque os câmeras nunca filmam o instrumento que eu quero ver enquanto o ouço
Porque precisamos mexer o corpo ao som da música
Porque gostam de Barbie e... quem?
Porque esse jogo de palavras é previsível
Porque eu poderia falar ainda tantas coisas
Porque um dia não puderam falar quase nada
Porque em alguns lugares ainda não podem
Porque o ambiente dita as ordens
Porque ainda que eu não queira, tudo isso faz parte de mim
Porque tudo isso me intriga

2 comentários: