Chico Buarque de Holanda

"Mesmo que os cantores sejam falsos como eu/ Serão bonitas, não importa/ São bonitas as canções/ Mesmo miseráveis os poetas/ Os seus versos serão bons"

Profissões

(18/09/2010)


– Quem é você?

– Sou o João.

– Conheci muitos Joãos, tão diferentes Joãos. Receio que o seu nome não me diga nada sobre quem é você. O que você é?

– Sou confeiteiro.

– O que te define é a tua profissão? Ou seria ela quem nasce da tua definição? Por que não te definem os seus hobbies, suas paixões, seus medos ou suas frustrações?

– Ora, é assim que todo mundo faz. Todos são o que são as suas ocupações. Um é pedreiro, outro é engenheiro, outro é estudante, outro é desempregado, é assim que as coisas são. Talvez você devesse me perguntar “o que é você?”. É diferente de “o que você é?”.

– Você me parece esperto demais para um confeiteiro.

– Você está julgando o que sou, ou o que eu deveria ser, pela minha profissão?

– É, acho que sim. Não é assim que todo mundo faz?

– É, acho que sim. Mas, me diz, então, e você o que é?

– Eu sou qualquer coisa sem par neste mundo.


Um comentário: